Musel Correios – Guardião da História Postal e Telegráfica

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

 

O primeiro Museu Postal (que deu origem ao atual Museu Correios) foi inaugurado em 26 de fevereiro de 1889, com o objetivo de guardar as relíquias do correio brasileiro, além de colecionar os documentos da história dos nossos serviços e de seus progressos (Portaria n. 119 de 26 de fevereiro de 1889).

A partir de 1931, com a criação do Departamento de Correios e Telégrafos – DCT, os acervos postais e telegráficos foram englobados em uma só instituição, o Museu Postal – Telegráfico.

Em 1980, o Museu Postal e Telegráfico foi transferido do Rio de Janeiro para Brasília, passando a ter sede própria no Setor Comercial Sul, local onde hoje se encontra, agora com o nome de Museu Correios.

O acervo coletado desde seu surgimento é composto por mais de 7 (sete) milhões de peças, agrupadas em coleções: Postal, Telegrafia, Filatelia, Marcofilia, Institucional e Artes Visuais.

A preservação, pesquisa e comunicação da história postal e telegráfica são os principais eixos da atividade do Museu Correios, além de promover o fortalecimento institucional da imagem e da marca Correios, por meio de projetos culturais e artísticos, nos campos das artes visuais, audiovisual, música, humanidades etc.