Presidente do TST participa de sessão solene na Câmara em homenagem à tolerância e à paz

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem Categoria

O ministro Lelio Bentes ressaltou o compromisso da Justiça do Trabalho com a construção coletiva de um ambiente institucional justo, acolhedor e inclusivo

20/8/2024 – O ministro Lelio Bentes Corrêa, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, participou nesta terça-feira (21) de sessão solene na Câmara dos Deputados em Homenagem à Tolerância e à Paz. Segundo ele, a sessão simboliza o compromisso do Estado brasileiro com a edificação de sociedades de tolerância e paz. “Trata-se de compromisso ratificado pela Justiça do Trabalho, que vem se empenhando, a partir do diálogo interinstitucional, tanto no âmbito interno como perante a comunidade internacional, em prol da construção coletiva de um ambiente institucional justo, acolhedor e inclusivo”, afirmou.

A sessão foi requisitada pelo deputado federal Vicentinho (PT-SP), representante do Parlamento brasileiro no Parlamento Internacional para a Tolerância e a Paz. Ele ressaltou que, num período de grandes desafios globais como o atual, a tolerância, o respeito e o apreço pelas diversidades culturais são fundamentais para a paz e para o desenvolvimento sustentável. A realização da sessão, a seu ver, reforça que, apesar das diferenças, as pessoas compartilham aspirações comuns por um mundo melhor.

Em seu discurso, o presidente do TST lembrou que, além dos conflitos internacionais fundados na intolerância por questões religiosas, econômicas, territoriais e étnicas, há ainda conflitos em nível interpessoal, ancorados na intolerância de classe, gênero, raça, idade, deficiência ou qualquer outro marcador de grupos sociais minoritários e vulnerabilizados. “Nesse sentido, temos o dever de construir uma sociedade justa e igualitária”, afirmou. “E a Justiça do Trabalho tem a missão de realizar a Justiça social”.