A 6ª Semana Nacional de Arquivos, cujo tema em 2022 é “#SomosArquivo”, tem por objetivo propor um diálogo entre os arquivos e seus acervos, procurando neles histórias que possam inspirar um importante debate na sociedade brasileira.
Nesse sentido, o Tribunal Superior do Trabalho, por meio de sua Comissão de Documental e Memória, participará dessa edição da Semana Nacional de Arquivos, que ocorre entre os dias 6 e 10 de junho de 2022, com a divulgação de três relevantes ações que refletem tanto a atuação arquivística quando a de divulgação da memória institucional:
Exposição “Brasília, trabalho e cidadania”
A mostra tem por objetivo traçar um paralelo entre a história da construção de Brasília e o desenvolvimento do Direito do Trabalho no Brasil e a afirmação da cidadania dos trabalhadores no plano social.
Exposição “Ações da Justiça do Trabalho na pandemia do COVID-19”
A mostra dedica-se a destacar as principais ações que nortearam a atuação do Tribunal Superior do Trabalho e dos Tribunais Regionais do Trabalho durante os dois primeiros anos da pandemia da Covid-19, bem como algumas das principais notícias divulgadas e decisões judiciais prolatadas no período.
Repositório Digital “Labor-Arq”
O Labor-Arq é um repositório digital de acesso ao patrimônio arquivístico do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Nacional do Trabalho, órgão que antecedeu o TST. A plataforma desenvolvida pela Coordenadoria de Gestão Documental e Memória é um importante instrumento de pesquisa, preservação e, sobretudo, de difusão das fontes que compõem a memória institucional.
Disponível em: https://labor-arq.tst.jus.br/