Proposta é promover acesso à literatura e estimular debate entre diferentes grupos

6/12/2024 – O Tribunal Superior do Trabalho acaba de criar duas iniciativas para promover o hábito da leitura. A Biblioteca Délio Maranhão promoverá encontros do Clube do Livro, aberto a servidores e ao público em geral, e do Programa Leitor Aprendiz, voltado para adolescentes e jovens aprendizes do Tribunal.
Encontros abertos a todas as pessoas
O Clube do Livro será um espaço de promoção da leitura, debate e troca de experiências. A intenção é contribuir para a formação de um público leitor mais crítico e reflexivo. Com reuniões a cada dois meses, o projeto é aberto a todas as pessoas interessadas, incluindo público externo, com vagas limitadas a 15 participantes por encontro.
Para participar, basta comparecer à Biblioteca Délio Maranhão no dia e no horário da reunião (será respeitada a ordem de chegada das pessoas para a contagem do limite de participantes). Nos encontros, que devem ocorrer na última semana de cada mês, serão discutidos livros sugeridos pelo Comitê Gestor do Clube do Livro. Participantes também poderão sugerir novos títulos e temas para futuras edições.
As datas de cada edição serão divulgadas pelos canais de comunicação do TST.
Discussões literárias para jovens aprendizes
Já o Programa Leitor Aprendiz tem o objetivo de fomentar a leitura entre um público específico, os adolescentes jovens aprendizes do TST. O espaço promoverá discussões sobre obras literárias atuais e relevantes para o cotidiano desse grupo, estimulando o pensamento crítico e a troca de ideias respeitosa e atenta à diversidade de opiniões.
Os encontros serão mediados por um servidor ou uma servidora com formação em psicologia. A coordenação do programa também realizará atividades complementares, como oficinas de escrita criativa, debates com autores e visitas a livrarias e bibliotecas.
As reuniões também serão realizadas na Biblioteca Délio Maranhão a cada dois meses, intercaladas às do Clube do Livro, respeitado o limite de 15 jovens. A participação é voluntária.
Potencializar conexões e aprendizado contínuo
Segundo a coordenadora de Documentação do TST, Kassandra Clatworthy, a biblioteca está sempre em busca de novas ideias para estimular a cultura e a leitura, e os primeiros encontros dos projetos devem ocorrer já no começo do ano que vem. A dinâmica dos grupos contará com mediação, mas o foco são os próprios participantes. “O encontro é orgânico, então as pessoas colocam suas opiniões, discutem as ideias do autor, são ouvidas, e o debate caminha de maneira fluida”, adianta.
A servidora reforça que todas as pessoas estão convidadas a participar das reuniões, mesmo quem tenha lido apenas trechos do livros ou nem mesmo tenha tido a oportunidade de lê-lo. “Muitos frequentadores da biblioteca que são de fora do Tribunal e podem se interessar pela proposta, estando aqui no dia do encontro, serão bem-vindos a participar”.
(Silvia Mendonça/CF)