A premiação reconhece, todos os anos, os melhores projetos de comunicação do sistema de Justiça
Estúdio de rádio
03/10/23 – A Secretaria de Comunicação (Secom) do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) é finalista em três categorias do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2023: Comunicação Interna, Mídia Radiofônica e Vídeo Institucional.
Sinta-se parte
O projeto “Sinta-se parte. Com você, o TST é mais forte” é finalista na categoria Comunicação Interna. O projeto foi desenvolvido para enfrentar a discriminação, promover a inclusão e valorizar a diversidade no Tribunal. A ação foi lançada com uma campanha focada no combate ao capacitismo, que envolveu o guia digital “É capacitismo, e você deve saber”, vídeos de sensibilização em que personagens reais relataram vivências relacionadas ao capacitismo, reportagens especiais, cartazes e e-mail marketing. O material foi veiculado em todos os canais de comunicação interna do TST.
Podcast
Na categoria Mídia Radiofônica, o TST concorre com a sexta temporada do podcast Trabalho em Pauta, que trata dos temas mais relevantes atualmente sem perder o olhar para o futuro do trabalho no Brasil e no mundo. Nesta temporada, o processo de roteiro, edição, finalização e divulgação foi o diferencial em relação às edições passadas. Os debates vieram acompanhados de efeitos sonoros e trechos de reportagens da TV TST sobre os assuntos tratados nos episódios.
Vídeo Institucional
Na categoria Vídeo Institucional, o tribunal é finalista com a campanha da Semana Nacional da Aprendizagem de 2022. O projeto conta com uma série de vídeos focada no público jovem, especialmente de 14 a 24 anos (idade para se tornar aprendiz). Com o slogan “Aprender é crescer”, as peças foram feitas para serem usadas em aplicativos de vídeos curtos (Tik Tok, Instagram e YouTube), mais populares entre esse público. A identidade visual foi inspirada no universo dos games clássicos e buscaram, em linguagem simples e dinâmica, orientar os jovens sobre os programas de aprendizagem.
Prêmio
O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil), tribunais de contas e instituições afins.
A edição deste ano registrou um recorde de inscrições, com 400 projetos das cinco regiões brasileiras. Os vencedores serão conhecidos durante o XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que ocorre em Belém (PA), entre 8 e 10 de novembro.
(Nathália Valente/CF)