A programação completa inclui manifestações culturais e debates entre os dias 20 e 22 de maio

15/5/2025 – Na próxima quarta-feira, 21 de maio, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) irá promover um painel do evento da Semana da Justiça pela Diversidade Cultural. A atividade acontecerá de forma presencial no auditório Ministro Mozart Victor Russomano, no 5º andar do bloco B, e será aberta a todos os servidores do Tribunal e à sociedade em geral.
O painel que será realizado no TST faz parte da iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior do Trabalho. A programação completa da Semana da Justiça pela Diversidade Cultural acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio no STF e tribunais superiores.
O evento tem como objetivo a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural, por meio da conexão com diferentes povos, da promoção do diálogo intercultural e do reconhecimento da riqueza cultural brasileira. As atrações contemplam manifestações culturais, paineis de discussão com foco na cultura como agente de transformação social, tecnologia e inclusão, e o papel das expressões culturais na economia.
As inscrições para o painel do TST estão abertas
Confira a programação completa da semana:
Dia 20 de maio (terça-feira): STF
14h às 15h30 – “Um país, muitas vozes: pluralismo e democracia”
Participantes: Ministro Luís Roberto Barroso, Leandro Karnal, Eliana Cruz e Flávia Piovesan
Dia 21 de maio (quarta-feira): TST
14h – Apresentação Cultural – Instituto Folha Seca
14h30 – Mesa de Abertura
15h Mesa 1 – A Diversidade na Justiça do Trabalho e o diálogo social como fator de ciência e educação
Participantes: Renata Queiroz Dutra e Roberta Liana Vieira
15h40 – Coffee break
16h – Mesa 2 – Construindo caminhos: cultura como agente de transformação social
Participantes: Ravena do Carmo Silva e Leonora Bittencourt
Dia 22 de maio (quinta-feira): STJ
14h30 às 16h – A Preservação da Cultura Brasileira a partir da Perspectiva Étnico-Racial
Participantes: Ministra Margareth Menezes (Ministério da Cultura), Deputada Federal Célia Xakriabá, Ivo Makuxi e Marcia Kambeba
Conheça as palestrantes do dia 21/5:
Renata Queiroz Dutra: professora Adjunta de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Integra a Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista.
Foi analista judiciária do Tribunal Superior do Trabalho entre 2008 e 2020.
Roberta Liana Vieira: coordenadora de Formação e Aperfeiçoamento Jurídico da Escola Judicial do TRT-4 (Ejud4). Servidora pública do TRT-4, integrante do Coletivo Negros do Tribunal. Co-organizadora do livro “Negras Memórias: Percursos e Vivências de Negros e Negras do TRT-4” e co-diretora do filme “O Futuro do Mundo é Preto”.
Ravena do Carmo Silva: fundadora e coordenadora geral do Coletivo Poesia nas Quebradas. Temas de interesse: inclusão, políticas públicas, direitos humanos, juventude, socioeducação e cultura.
Leonora Bittencourt: coordenadora de Políticas LGBTQIA+ de Ananindeua (PA) e diretora executiva da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL)
(Sofia Martinello//NP)
Quer receber as notícias do TST em seu email? Assine a nossa newsletter.
Se quiser receber as notícias em seu WhatsApp, faça parte da comunidade do TST no aplicativo. Atenção: ao ingressar, os demais membros não terão acesso ao seu contato. Os envios de conteúdo são realizados uma vez por dia, em dias úteis.