Ouvidoria recebe mais de 3,8 mil manifestações no primeiro semestre de 2025

Ouvidoria recebe mais de 3,8 mil manifestações no primeiro semestre de 2025

imagem dos servidores da ouvidoria em seus computadores

anasiqueira

Ter, 08/07/2025 – 17:29

Ouvidoria recebe mais de 3,8 mil manifestações no primeiro semestre de 2025
Conteúdo da Notícia

A Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região recebeu, entre janeiro e junho de 2025, um total de 3.863 manifestações de diversos perfis de usuários. O relatório semestral aponta que o canal segue como um importante instrumento de escuta ativa e transparência institucional, com alto índice de resolutividade.

As manifestações mais frequentes foram reclamações (2.105), dúvidas ou consultas (1.619) e denúncias (103), com destaque para a ampla utilização do formulário eletrônico, responsável por mais de 70% dos registros. As principais demandas partiram de advogados, reclamantes e outros usuários externos e envolveram tramitação processual.

A atuação da Ouvidoria garantiu agilidade no tratamento dos casos, com 82,73% das manifestações solucionadas de imediato e mais de 98% com algum tipo de resposta conclusiva. No recorte geográfico, o estado de São Paulo concentrou 93,45% dos registros, mas a Ouvidoria recebeu também demandas praticamente de todo o Brasil.

Apesar da baixa taxa de resposta à pesquisa de satisfação, que será aprimorada –  pois 90% dos manifestantes optaram por não avaliar o serviço -, entre os que responderam, a maioria se declarou satisfeita ou muito satisfeita tanto com o atendimento quanto com a solução recebida.

Ouvidoria da Mulher recebe denúncias e fortalece escuta qualificada

O canal da Ouvidoria da Mulher, criado para acolher e tratar manifestações relacionadas à igualdade de gênero, violência, assédio e outras formas de discriminação, recebeu duas denúncias no primeiro semestre de 2025. A atuação é pautada pela escuta sensível, pela confidencialidade e pela articulação com setores competentes para a apuração das demandas.

“A Ouvidoria da Mulher é uma porta aberta para o acolhimento respeitoso e a construção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo. Nosso compromisso é com o cuidado, a escuta e a resposta adequada a toda e qualquer forma de violência ou desigualdade”, destaca a Ouvidora da Mulher, desembargadora Rosemeire Uehara Tanaka.

Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e LGPD: demandas pontuais e 100% resolvidas

No mesmo período, a Ouvidoria também registrou 41 pedidos com base na Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). Todos foram feitos por pessoas físicas, predominantemente com ensino superior completo ou pós-graduação. O canal para esses pedidos também se manteve 100% eletrônico.
No que se refere à proteção de dados pessoais, a Ouvidoria recebeu apenas uma requisição fundamentada na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), formulada por um magistrado, que foi solucionada e arquivada.

“Os dados reforçam a eficiência do TRT-15 no acolhimento de manifestações, na prestação de informações e no cumprimento das legislações voltadas à transparência e à proteção de dados. A atuação responsiva da Ouvidoria contribui para fortalecer a confiança da sociedade na Justiça do Trabalho”, avalia o ouvidor do TRT-15, desembargador Edmundo Fraga Lopes.

Acesse os relatórios semestrais:

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SIC

LGPD

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Comunicação Social
Ter, 08/07/2025 – 17:29