Posto de imunização estará montado no mezanino do bloco A
17/03/2025 – Começa nesta terça-feira (18) a campanha de vacinação contra a gripe do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Até o dia 20 de março, das 10h30 às 17h30, serão imunizados magistrados e servidores ativos. O posto de imunização estará montado no mezanino do bloco A. Neste ano, não haverá vacinação pelo sistema drive-thru.
O TST comprou 2,7 mil doses do laboratório holandês Abbot. A Influvac Tetra protege contra duas cepas do vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e duas cepas do vírus Influenza B (Áustria e Phuket).
Segundo a Secretaria de Saúde (Sesaud), a campanha é uma ação preventiva de saúde ocupacional para reduzir os casos de gripe comum. A unidade recomenda que pessoas alérgicas à proteína do ovo, ao antibiótico gentamicina, que estejam com febre ou infecção aguda (inclusive Covid-19) não tomem a vacina contra a gripe.
Já as grávidas devem apresentar a liberação do seu médico para serem imunizadas no TST. O documento deve ser enviado para sesaud@tst.jus.br.
Prevenção da gripe
A transmissão do vírus, em 90% dos casos, se dá pelas gotículas respiratórias, como espirros e tosse (que podem alcançar até 2 metros de distância) e, em 10% dos casos, pelo contato com superfícies contaminadas (mobiliário, maçanetas, interruptor de luz, leitor do ponto eletrônico, utensílios pessoais).
Dessa forma, algumas medidas preventivas são importantes para minimizar a contaminação pelo vírus da gripe:
- higienizar frequentemente as mãos com álcool gel 70%;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- evitar cumprimentar com aperto de mão ou com beijo, quando estiver doente;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- manter distanciamento social;
- evitar compartilhar copos, pratos, talheres, objetos pessoais;
- evitar tocar boca, nariz e olhos; e
- não se automedicar.
Caso você esteja gripado, é recomendável o uso de máscaras faciais.
(Juliane Sacerdote)